A redução de perdas em processos industriais é um desafio constante. Por exemplo, em uma linha de descarregamento de leite, onde o produto é transferido para um tanque ou silo, há um momento crítico no início e no final da transferência. Inicialmente, é essencial drenar a água residual do último enxágue do sistema de limpeza (CIP). Ao final, é necessário realizar a sangria da linha, que consiste na injeção de água para empurrar o produto ao seu destino. Frequentemente, esse processo é realizado de forma temporizada ou até mesmo manual, resultando em perdas significativas de produto.
A solução proposta pela PROCCIP permite a implementação de um sistema avançado para minimizar essas perdas e otimizar a recuperação do produto. Isso é alcançado através da automação das válvulas de cabeceira, responsáveis pela entrada de água de sangria e pela drenagem. Utiliza-se em conjunto o turbidímetro, que pode ser combinado ou substituído por um transmissor de vazão, conforme a necessidade específica da aplicação. Esta automação simplificada possibilita um monitoramento preciso da interface água-produto, reduzindo perdas e aumentando a segurança do processo.
Isso pode ser realizado em qualquer linha de transferência do seu processo, que tenham as etapas de drenagem e sangria. Além disso, pode também ser implementado em equipamentos, como o pasteurizador, por exemplo.
Além de eficiente, a solução projetada oferece um retorno do investimento (payback) muito rápido. Está interessado em saber mais sobre como implementar este sistema em sua planta e melhorar seu processo? Entre em contato conosco para uma conversa detalhada sobre como podemos ajudá-lo.
PROCCIP: Primeiro, o essencial.